Amados e amadas, iniciamos hoje, Quarta-feira de Cinzas, mais uma Quaresma; tempo de penitência, jejum, orações e gestos concretos de caridade…
Somos chamados, mais intensamente, à espiritualidade do silêncio e meditação, preparando-nos para celebrar em santidade a Páscoa do Senhor, nossa vida. A Igreja convida-nos a curvarmos a
cabeça para recebermos as cinzas, em sinal de humildade, o que contrasta com as propostas das vaidades do mundo e suas ambições desmedidas. O pecado e a morte são frutos amargos e inseparáveis da rebelião do homem contra o seu Senhor, desde o princípio e que perdura até hoje… “Deus não criou a morte” (Sb 1,13), esta entrou no mundo através do pecado e é seu triste “salário”.
A Quaresma, portanto, é justamente o tempo favorável à conversão,“pela renovação espiritual de nossas mentes, em Cristo o homem novo”.
Aqui, no Santuário, todas as sextas-feiras, às 19h, realizaremos a Via Sacra, com transmissão ao vivo pelo YouTube, Instagram, Facebook e Rádio Agnus Dei.
Encerro esta primeira mensagem, a primeira de muitas que faremos ao longo desta Quaresma, com as palavras da Igreja, na liturgia de hoje: “Convertei-vos e crede no evangelho”.
- Padre Adilson Simões