Neste mês de maio, a intenção de oração é pelos movimentos e grupos eclesiais. Na mensagem divulgada em vídeo, Francisco afirma que “os movimentos renovam a Igreja com a sua capacidade de diálogo a serviço da missão evangelizadora”.
A intenção convida a rezar para que “os movimentos e grupos eclesiais redescubram cada a sua missão evangelizadora, pondo os próprios carismas a serviço das necessidades do mundo”.
Afirma o Papa na mensagem:
“Os movimentos eclesiais são um dom, são a riqueza da Igreja! Isto é o que vocês são! Os movimentos renovam a Igreja com a sua capacidade de diálogo a serviço da missão evangelizadora”.
Os movimentos eclesiais são grupos de pessoas comprometidas com o apostolado, com seu próprio carisma, que o Espírito Santo distribui para o bem comum da Igreja. Formados principalmente por fiéis leigos, a busca de um encontro pessoal com Cristo os une e, ao mesmo tempo, são encorajados a entrar em diálogo com as mulheres e os homens de hoje, onde quer que estejam, a serviço do anúncio do Evangelho.
Eles redescobrem cada dia, no seu carisma, novas maneiras de mostrar a atratividade e a novidade do Evangelho. Como fazem isto? Ao falar línguas diferentes, parecem diferentes, mas é a criatividade que cria essas diferenças. Mas sempre se entendem e se fazem entender.
Como disse também o Papa São João Paulo II: “Cada Movimento é diferente do outro, mas todos estão unidos na mesma comunhão e para a mesma missão”, sem esquecer que “os verdadeiros carismas não podem deixar de apontar para um encontro com Cristo”.
O Pontífice convida os movimentos a trabalharem sempre a serviço dos bispos e das paróquias “para evitar qualquer tentação de fechar-se em si mesmos, que pode ser um perigo”.
“Mantenham-se sempre em movimento, respondendo ao impulso do Espírito Santo, aos desafios, às mudanças do mundo de hoje. Mantenham-se na harmonia da Igreja, pois a harmonia é um dom do Espírito Santo. Rezemos para que os movimentos e grupos eclesiais redescubram cada dia a sua missão, uma missão evangelizadora, e que possam colocar os seus próprios carismas a serviço das necessidades do mundo: a serviço”.
Confira o vídeo.