No Evangelho de Mateus 5, 43-45, Jesus nos convida a amar o próximo, independente se ele é ou não nosso inimigo. Mas como faço para amar meu inimigo?
“Como cristãos, temos de amolecer o nosso coração, amando aqueles que nos odeiam”.
Vendo de forma superficial parece que Jesus nos pede uma missão impossível, não é mesmo? Mas se pararmos para refletir vamos entender o que Ele quer nos dizer. Se pensarmos que nossa maior “arma” é o amor e nossa maior “ação” é a oração. Então por que não rezar por nossos inimigos? Ou rezar para que possamos alcançar a bondade de Deus e saber perdoar aqueles que nos ofendem, assim como Jesus nos ensinou?
“Para amar, precisamos sempre perdoar! Mas é claro que amar não significa “fingir” um pedido de perdão. O verdadeiro perdão brota do profundo de nossas mentes e de nosso coração”, refletiu pe. Queimado.
É claro que amar nosso inimigo exige um compromisso e um entendimento muito grande sobre a Palavra de Deus, é um exercício diário, no qual devemos nos esforçar para perdoar nosso inimigo. Mas estar em constante contato com Deus também é uma atividade diária. Todos os dias temos que reservar um momento de oração e reflexão com Deus, neste momento devemos estar com o coração aberto, pois só assim alcançaremos a maturidade de ser um verdadeiro cristão.
Laís Silva (Portal a12.com)