Confira a melhor forma de se preparar para o Natal.

Depois de se preparar espiritualmente para o Natal e, em seguida, realizar obras de misericórdia por amor ao Menino Jesus, entre na alegria da época no dia de Natal. Ofereça a Ele o presente do seu coração – a sua própria vida – em gratidão pela grande dádiva de sua vida.

Partilhe a mesma alegria dos pastores no primeiro Natal:

“Havia pastores naquela região que viviam nos campos e vigiavam seu rebanho à noite. O anjo do Senhor apareceu a eles e a glória do Senhor brilhou ao redor deles, e eles ficaram com muito medo. O anjo disse-lhes: “Não temais; pois eis que vos anuncio uma boa nova de grande alegria que será para todo o povo. Pois hoje na cidade de David nasceu para vós um Salvador que é o Messias e Senhor. E este será um sinal para você: você encontrará uma criança envolta em panos e deitada em uma manjedoura.” E de repente havia uma multidão do exército celestial com o anjo, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados””. (Lc 2, 8-14).

Aqui estão algumas dicas para comemorar o dia de Natal e todo o tempo do Natal:

  1. Na pressa de fazer os preparativos finais para o Natal, não se esqueça de se preparar bem para a missa no grande dia. Quer você vá à Santa Missa na véspera ou no dia de Natal, planeje passar algum tempo lendo e refletindo sobre as leituras da Missa de Natal.
  2. Quando você comemorar em casa com a família e amigos, permaneça centrado em Cristo. Antes de abrir qualquer presente, coloque o Menino Jesus na manjedoura. Dê a cada pessoa a oportunidade de fazer uma oração ao Menino Jesus.
  3. Lembre-se de que o Natal é uma época que se estende até o Batismo do Senhor. Portanto, continue a comemorar durante toda a temporada – talvez com festas e jantares especiais com a família e amigos. Faça o que fizer, torne-o um momento alegre e festivo para toda a temporada.
É tempo de olharmos para dentro do coração e percebermos se ele caminha na direção do Emanuel, Deus conosco.

Para um Natal frutífero em nossas comunidades e nossas famílias, é importante termos clara a consciência de que o Senhor se faz presente em nosso meio e nos convida a vivermos o seu modo de vida. Para que o Natal seja mais frutífero ainda, somos convidados – através do olhar para dentro do nosso coração – a percebermos quem é realmente que faz morada nele.

A celebração do Natal é uma oportunidade que temos de descobrirmos em nós esta presença divina que enche de sentido nossas vidas, nossas comunidades e nossas famílias. Esta descoberta nos dá a certeza de que estamos percorrendo os caminhos da vida com segurança, e quem é que nos conduz nesses caminhos e para onde Ele está nos levando. É a certeza de quem depositou sua confiança em Deus, sabe que está com Deus e em Deus, e que seu caminho vai finalizar em Deus.

Somos convidados, portanto, a olharmos para dentro de nós mesmos e percebermos, na manjedoura de nosso coração, os sinais da presença do Emanuel. A verdadeira celebração do Natal nos leva à uma profunda e verdadeira conversão, tendo em nossos corações “os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus” (Fil 2,5).

 

Fonte: Santuário Divina Misericórdia
X