Desde o dia 1º de junho, a Rádio Agnus Dei FM, emissora da Terra da Misericórdia, tem levado ao ar a trezena de Santo Antônio, um dos santos mais queridos e devotados pelo povo nordestino. A cada dia, sempre às 16h30, com reprise às 22 horas, os devotos do “santo casamenteiro” podem viver a prática piedosa ao rezar a sua trezena.
Saiba mais sobre esta prática devocional
Esta devoção é muito antiga: teve origem em Bolonha, na Itália, no ano de 1617. Conta-se que em 1617, naquela cidade, uma senhora que rogava há tempo por uma benção em sua vida começou a frequentar a igreja de São Francisco. Ela ia à igreja em todas as terças-feiras para pedir esta benção. Direcionava-se sempre para a representação de Santo Antônio, clamando por sua graça. Logo, ao fim de 9 terças-feiras, foi atendida! Hoje, oramos 13, devido ao dia do Santo, no dia 13 de junho.
Santo Antônio foi definido, pelo Papa João Paulo II, como “um homem evangélico” por causa de sua luta em viver o Evangelho no cotidiano. Santo Antônio insiste, em seus ensinamentos, sobre a importância do desapego das coisas, sobre a calma, a solidão e o silêncio, virtudes que nos permitem escutar e ver Deus.