A Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus para lembrar que temos um Deus “que se comove e derrama todo o seu amor sobre a humanidade” (Bento XVI).
A festa do Sagrado Coração de Jesus não celebra um membro do corpo de Cristo, mas o amor de Deus simbolizado pelo coração do Filho que foi transpassado pela lança do soldado.
A devoção como nós temos hoje teve início com as experiências místicas de Santa Margarida Maria de Alacoque. A imagem que mostra o coração pelo lado de fora é a imagem que Santa Margarida Alacoque deixou para a Igreja.
Nessas experiências, Santa Margarida tinha visões em que Jesus mostra seu coração ferido, porém inflamado de amor pela humanidade. (saiba aqui o significado dessa imagem.)
É preciso entender que as revelações privadas, como é o caso, de Santa Maria Alacoque, não devem ser entendidas de modo automático ou supersticioso, e também não pertencem ao depósito da fé e não têm caráter de obrigatoriedade, mas sendo aprovadas pelo magistério da Igreja, são um caminho eficaz para se alcançar uma vida de graça e santidade.
Conheça as 12 promessas:
1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.