05 características de um Filho da Misericórdia

Você já pensou em fazer parte da Comunidade dos Filhos da Misericórdia? Você ainda não tem noção de como é ser um Filho da Misericórdia?

Nesta matéria você irá descobrir 5 características de um Filho da Misericórdia, para que você conheça ainda mais sobre o nosso Carisma.

        1. Misericórdia

A principal característica de um Filho da Misericórdia é a própria Misericórdia. Somos chamados, diariamente, a termos a Misericórdia como uma guia que nos acompanha em todas as atividades, mas não apenas possuí-la, devemos ir além e sempre praticá-la, sendo misericordiosos.

A Misericórdia pode ser explicada nas palavras do Papa Francisco que afirma:

“Para mim, digo humildemente, é a mensagem mais forte do Senhor: a Misericórdia. Ele mesmo disse: ‘Eu não vim para os justos; os justos se justificam sozinhos. Eu vim para os pecadores’. Não é fácil confiar-se à Misericórdia de Deus, porque esse é um abismo incompreensível. Mas temos que fazer isso! O Senhor nunca se cansa de perdoar: nunca! Somos nós que nos cansamos de pedir-lhe perdão”.

A Misericórdia é uma característica permanente de um Filho da Misericórdia, pois deve-se olhar para todos com o olhar de Deus, que é sempre misericordioso.

Nos confirma o Fundador desta Comunidade, o Padre Adilson Simões, que “o Pai se chama amor, e amor misericordioso.”

        2. Missionariedade

Como o próprio Carisma o diz: Viver e levar a Misericórdia de Deus para todo o mundo, a segunda característica teria que ser a missão. Ardor missionário e paixão pelo reino de Deus devem ser referências no marco pastoral desta Comunidade.

Os membros consagrados, no estilo de vida e de aliança, devem ter os olhos e o coração abertos para o mundo, na inteira disposição da família humana.

A Comunidade dos Filhos da Misericórdia não existe para si, deve-se assumir o Carisma consumindo-se na tarefa de construir vidas e salvar almas.

“A missão faz a Comunidade.” (Estatuto da Comunidade)

         3. Caridade

Outra característica fundamental a um Filho da Misericórdia, e aos cristãos em geral, é a caridade.

A Comunidade dos Filhos da Misericórdia, em sua essência, foi inspirada por Deus para ser instrumento de serviço amoroso, caridoso, misericordioso, assumindo a radicalidade do Evangelho, segundo o Carisma.

Em nossa Comunidade nunca será demais fazer o bem ao próximo, a exemplo de Jesus Cristo, nosso único mestre;

“Aquele que veio para servir e não ser servido” (Mateus 20,28)

Levando em conta a pobreza e humildade que todo Filho é chamado a ser, e seguindo também as Obras de Misericórdia, corporais e espirituais.

Deve-se ter compaixão do povo e assumir atitudes de solidariedade com os mais pobres e oprimidos na sociedade.

         4. Vida de Oração

Outra característica importante a um Filho da Misericórdia é a vida de oração. Um chamado do cristão desde o princípio.

A oração que é a vida do coração novo e deve animar-nos a todo momento. Ter intimidade e relação íntima com aquele que nos chama a viver a Misericórdia é uma característica importante para aqueles que devem levar a Misericórdia para o mundo, em primeiro lugar.

É necessário uma oração quotidiana, que nos são oferecidas pela Santa Igreja, juntamente com as três expressões da vida de oração, e também manter-se em oração comunitária.

Orar é uma necessidade vital. Nada iguala o valor da oração, pois ela torna possível o impossível e fácil o difícil.

Os Filhos da Misericórdia, de acordo com o Estatuto e a Santa Igreja Católica, devem acompanhar seus materiais de oração, pois ora sem cessar aquele que une a oração às obras e as obras à oração.

         5. Devoção À Virgem Maria

Todos os Filhos da Misericórdia, após a devida formação, devem fazer a sua Consagração à Maria, Mãe de Deus, Mãe da Igreja, Mãe da Misericórdia. O Ato de consagração, por sua natureza, se constitui em algo que brota do coração, na liberdade da escolha e na certeza da sua aplicação.

Sob o olhar da Virgem, os consagrados devem procurar sempre os caminhos da missão, entregandos-lhe, confiantemente, suas vidas e tudo quanto se propõem a realizar “para maior glória de Deus”.

“Com Maria rumo ao Céu!” (Lema de um Filho da Misericórdia consagrado)

Essas são as características de um Filho da Misericórdia, mas que também devem estar presentes nas vidas de todos os cristãos. Por isso, busque refletir sobre sua vida e procure viver segundo a vontade de Deus, fazendo a Sua vontade em tudo que possa lhe competir.

Se você quer ler ainda mais sobre nossa Comunidade e conhecer nosso Carisma e, quem sabe, se tornar também um filho desta Obra, leia o Estatuto e fique por dentro de outras características, aqui.

Você também pode nos ajudar a evangelizar e levar a Misericórdia aos mais necessitados, aqui.

Nossa Comunidade está em vários locais do Brasil e do mundo, com grupos de orações em várias cidades.
Se você se interessou e quer conhecer ainda mais, ligue para o nosso escritório no número 87 3822-7150. Será uma alegria recebê-lo em uma de nossas missões!

Deixe um comentário

X