FUNDADOR

IMG_0021Pe. Adilson Carlos Simões da Silva
( presidente fundador da obra da misericórdia)

Natural do município de Alagoinha/PE, zona rural, filho de Ramiro Mendes e Anatália Simões, nascido em 22 de julho de 1949.
Realizou seus estudos primários na escola rural do sítio Magé – Alagoinha/PE, concluindo-os (Ens. Fundamental e Ens. Médio) no Seminário São José em Pesqueira/PE.
Formado em Filosofia pela FAFIRE (Faculdade de Filosofia do Recife) e graduado em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife – ITER, no ano de 1976.

FUNÇÕES DESEMPENHADAS

Pároco de Nossa Senhora do Livramento – Arcoverde (1976-2006); Coordenador Geral da Pastoral de Juventude (19761984); Vigário Episcopal para a Pastoral (19941999); Responsável pela Pastoral Vocacional e Reitor do Seminário São José em Pesqueira; Administrador Diocesano (08.2011-04.2012); Diretor da Rede Diocesana de Educação (congregação de escolas e movimentos populares de educação); Reitor do Santuário da Divina Misericórdia – CEDEC; Administrador Paroquial Comunidade Santo Antônio /Serra das Varas /Região Pastoral Arcoverde; Diretor do Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde.
Idealizador de diversos projetos de educação e desenvolvimento comunitário, entre os quais citamos:

MOFAC – Movimento Fraterno de Ação Comunitária, instituição reconhecida internacionalmente, fundado no período da grande seca de 1970 que atuou por mais de 30 anos, de forma independente e responsável;

CEDAPP – Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor, fundado em 1980, tem sido uma “escola” e centro de apoio aos mais pobres da diocese, ensinando-lhes a conviver com o semi-árido através de técnicas alternativas e programas de geração de renda. Reconhecida como modelo para o desenvolvimento auto-sustentável;

CEDEC – Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário, obra inspirada na mística da Divina Misericórdia, localizada no Sítio Mocó, Zona rural do município de Arcoverde, com a finalidade precípua de fomentar a ação comunitária criando e apoiando atividades educacionais e produtivas para homens, mulheres e jovens que sobrevivem dos recursos disponíveis da Região. O Centro desenvolve ações nas áreas social e ecológica vinculadas à agricultura familiar, tendo como eixos a evangelização e a ação pedagógica no serviço aos mais pobres de nossa região, nas periferias das cidades e no setor rural da região.

ACODINE – Associação dos Colégios Diocesanos do Nordeste, em 1996, para fortalecer as políticas de sobrevivência e fidelidade à educação católica de qualidade.

TERRA DA MISERICÓRDIA – Projeto de Evangelização para crianças, jovens e adultos, sob a mística do Amor Misericordioso de Deus, na zona rural de Arcoverde-PE, onde atualmente reside e acolhe a todos que o procuram.

WEB RáDIO AGNUS DEI– Criada em 8 de junho de 2014, funciona pela internet sendo ouvida por milhares de internautas com uma programação 100% de músicas e programas de evangelização católica. Nos meios de comunicação investiu na REDIMI ( Rede de Rádios da Divina Misericórdia ) com a central de transmissão nos estúdios da Agnus Dei transmitindo para 21 rádios do estado de Pernambuco no programa “ A Hora da Misericórdia” veiculado nas quartas-feiras as 15h. Dirigido e conduzido pelo próprio Padre Adilson.

TELEVISÃO – A nível nacional produziu o programa “ Sementes de meditação” que entrava nos lares dos brasileiros pela Rede Vida de Televisão semanalmente nas tardes dos sábados.

SERVIÇOS AOS POBRES

O Pe. Adilson realizou importantes projetos de desenvolvimento social e comunitário, entre os quais destacamos:
Construção de habitações em mutirão:

• 260 casas populares na periferia de Pesqueira, bairro de Santo Antonio, com a ajuda da Igreja Luterana da Alemanha;
  • 30 casas no assentamento Pedra Vermelha, com a ajuda do Rotary de Toronto – Canadá;
  • 33 casas na R. da Serra, bairro de São Geraldo em Arcoverde;
  • 52 casas em terreno da Diocese, no centro da cidade de Arcoverde;
  • Projeto Mudança, com a ajuda dos paroquianos do Livramento;
  • Construção do Abrigo São Vicente de Paulo, em Arcoverde, para acolher idosos abandonados;
  • Construção e manutenção das creches, com o apoio da KNH, através do Sr. Hans Volg, a saber: Ramiro Mendes, na Vila Perpétuo Socorro, zona rural de Alagoinha;
  • Creche Frei Jerônimo Clemen, na periferia de Alagoinha;
  • Creches de Pedra Redonda e Santo Antonio, na periferia de Pesqueira, Creche N. Sra. das Montanhas, na Aldeia dos índios Xucurús (Vila de Cimbres) e Creche N. Sra. do Livramento em Arcoverde.

OBRAS LITERÁRIAS DE SUA AUTORIA

O Pe. Adilson publicou quatro livros de sua autoria, e revistas a saber:

A VERDADE VOS LIBERTARÁ, já em sua segunda edição. Neste livro escrito por Pe. Adilson Simões, o autor se propõe em dar algumas respostas claras no âmbito do pluralismo religioso que deixa muitas pessoas desnorteadas. É o fruto de uma longa experiência pastoral como Pároco, Diretor de Colégio Católico e pregador de Retiros Espirituais e Santas Missões populares;

UM OUTRO CAMINHO. Neste livro o autor retrata experiências de sua vida sacerdotal e relata testemunhos de pessoas que através da descoberta da fé encontraram outro caminho de solução para as situações de problemas e conflitos em suas vidas. “E a verdade vos libertará. (Jo 8,32);

CATÓLICO OU ESPÍRITA, em sua 11a edição, segue o estilo do livro A Verdade vos Libertará;

EUCARISTIA, MISTÉRIO DE FÉ. Neste livro o autor aborda o sacramento da Eucaristia, numa linguagem catequética e teológica;

TESTEMUNHOS. Testemunhos sobre a vida sacerdotal e a missão do Pe. Adilson Simões, nos diversos setores da vida da Igreja;

Revista COMUNHÃO, edição bimestral, trata sobre questões bíblicas, sobre Divina Misericórdia, sobre Família, Igreja doméstica, CDs e DVDs (18 – entre pregações e palestras durante suas jornadas missionárias em várias regiões do país).